Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural garante maior diversificação agrícola na Região
07/02/2023

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, garantiu, na Ribeira Grande, que, nos próximos anos, haverá na região maior “diversificação agrícola”, quer na área das frutas e hortícolas, quer na área da apicultura e vitivinicultura.

Após uma reunião com a Federação Agrícola dos Açores, que pretendeu avaliar e analisar a política agrícola regional, António Ventura destacou que este é o “setor base e fundamental dos Açores, que permite criar riqueza, fixar pessoas, combater o envelhecimento e o despovoamento das ilhas”.

Segundo o governante, a Federação Agrícola dos Açores apresentou um conjunto de propostas de alteração ao POSEI que, “depois de trabalhadas tecnicamente” pelo Governo, foram enviadas e “aceites pela Comissão Europeia”.

Neste sentido, o programa POSEI “será mais enriquecido, mais diverso, e abrangerá mais culturas”.

“São os agricultores, através da Federação Agrícola dos Açores, que têm incentivado e apresentado grandes linhas de ações para todos os setores de atividade, desde a diversificação até aos setores principais, como o leite e a carne”, avançou.

“A região está, neste momento, a produzir mais fruta, mais legumes, mais horticulturas”, afirmou António Ventura, apontando um “rumo de sucesso” dos Açores neste âmbito, enquanto a região se torna “menos dependente de importações”.

“O POSEI tem de facto essa objetividade de ajudar as produções locais”, disse o governante, sublinhando que “uma região é rica se produzir alimentos”.

Relativamente ao programa PEPAC, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural espera que, a nível nacional, se implemente “rapidamente” a estratégia do programa, para que se possa dar início à “abertura das candidaturas” nos Açores.

António Ventura salientou, nesse sentido, que os agricultores “têm vontade de investir”, mas “é preciso” que os fundos deste Programa Estratégico da Política Agrícola Comum estejam disponíveis.

O POSEI tem uma dotação de cerca de 80 milhões de euros e o PEPAC 2023-2027 tem uma verba de origem (dos fundos comunitários) de cerca de 196 milhões de euros.

Voltar