Secretário da Agricultura garante que “nenhuma ilha ficará para trás” e todas terão oportunidades de desenvolvimento
17/05/2021

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo dos Açores, António Ventura, garantiu hoje que nenhuma ilha da Região “ficará para trás” neste setor, e todas terão as “mesmas oportunidades” de desenvolvimento”.

“Não deixaremos nenhuma ilha para trás. Este é o nosso compromisso. O Corvo merecerá as mesmas preocupações e terá as mesmas oportunidades na política pública para a Agricultura que qualquer outra Ilha”, assevera o Secretário Regional, que visitou nos últimos dias a ilha do Corvo.

Na ilha do grupo ocidental, António Ventura reuniu-se com a Associação de Agricultores, com o Presidente da Câmara Municipal, e esteve junto dos profissionais da área que tutela, tendo também visitado explorações agropecuárias.

Foram tratados temas como os próximos fundos comunitários, a exportação de bovinos, as infraestruturas e o rendimento dos agricultores.

“Uma agricultura virada para a naturalidade, feita com emoções e repleta de mestria, como é a praticada na Ilha do Corvo, torna-se num trunfo para as sensibilidades atuais dos consumidores e contribui para projetar os Açores na vanguarda da alimentação humana”, acredita o Secretário Regional.

Foram identificados investimentos a realizar nos próximos anos na ilha, nomeadamente no abastecimento de água à bovinicultura e no âmbito dos caminhos agrícolas.

Será também definido um Perímetro de Ordenamento Agrário, para que se possam realizar investimentos no abastecimento de água e acessibilidades.

“A particular ruralidade do Corvo continua bem presente e assume um elemento de promoção e de atratividade para a Ilha. Consideramos que urge reposicionar os Açores no regresso da agricultura como uma nova atratividade económica de caracter sustentável, que produza alimentos, que contrarie o despovoamento e o envelhecimento da população”, concretiza o governante.

Voltar