Secretaria Regional da Agricultura lança inquérito de consumo de produtos biológicos
12/01/2022

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural vai lançar um inquérito ao consumo de produtos biológicos, acessível ‘online’, cujas informações se destinam a melhorar o conhecimento do mercado existente, o perfil do consumidor e as oportunidades existentes para os produtos biológicos.

Esta medida surge no seguimento da estratégia do Governo dos Açores de valorização dos produtos endógenos, garantia e segurança alimentar da Região e promoção de alimentação e vida saudável dos Açorianos, dando continuidade à promoção de ações no âmbito da Agricultura Biológica.

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural apela aos açorianos para o preenchimento do inquérito para que se tenha “um instrumento de perceção sobre a agricultura biológica na Região”.

“Este inquérito irá permitir estabelecer políticas de previsibilidade no que concerne ao consumo de agroalimentos biológicos a médio e a longo prazo e possibilitará, eventualmente, ajustar a estratégia que está em vigor para a existência da produção de agroalimentos com naturalidade”, disse António Ventura.

A iniciativa insere-se na Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica e Plano de Ação para a Produção e Promoção de Produtos Agrícolas Biológicos da Região Autónoma dos Açores.

Esta estratégia tem como principais objetivos o fomento e a expansão das áreas de produção em Modo de Produção Biológico nos setores da Agricultura, da Pecuária e da Aquicultura, através da melhoria da sua viabilidade técnica e do reforço da sua importância económica.

Visa ainda o aumento e diversificação da produção e, consequentemente, a oferta de produtos agrícolas e agroalimentares com origem na produção biológica, promovendo a sua competitividade e rentabilidade comercial nos mercados interno e externo.

A Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica pretende ainda promover o conhecimento técnico-científico e elevar do nível de competências sobre produção biológica nas condições edafoclimáticas específicas regionais, assim como a dinamização da inovação empresarial e a disponibilidade de informação estatística do mercado de produtos biológicos com aposta nas gerações futuras e no reforço das parcerias, através do desenvolvimento de ações de divulgação, informação e sensibilização.

Uma outra das grandes finalidades da Estratégia prende-se com o aumento da procura de produtos biológicos, através da criação efetiva de diferentes fileiras e a abertura de novos mercados, a sua promoção e o reforço da confiança e credibilidade destes produtos junto do consumidor.

O inquérito pode ser preenchido através do link http://e-form.azores.gov.pt/inquerito-bio-uac.

Voltar