Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural promove seminário sobre “Agricultura de Precisão”
12/10/2021

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural promove um seminário sobre “Agricultura de Precisão”, uma iniciativa integrada no Fórum da Agropecuária Biológica, a ter lugar no próximo dia 16 de outubro, na ilha de São Miguel.

De acordo com o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, com esta ação de sensibilização e formação pretende-se “que a prática da agricultura nos Açores alcance a dianteira da inovação e seja mais um motivo de aceitação por parte dos consumidores”.

“Estamos, deste modo, a inovar e a posicionarmo-nos para dar resposta às preocupações atuais da humanidade em termos de combate às alterações climáticas e neutralidade carbónica”, acrescentou António Ventura.

O governante adiantou ainda que na ótica da sustentabilidade alimentar, esta e outras práticas de agricultura farão parte da agenda de formação da agricultura açoriana.

“Somos uma Região que inova na agricultura, o que representa criar riqueza e emprego”, defendeu.

Com a agricultura de precisão, o produtor utiliza apenas as quantidades necessárias dos recursos direcionados aos ciclos produtivos, o que possibilita ganhos de rendimento, já que este tipo de agricultura permite uma maior otimização e eficiência na utilização dos recursos.

A agricultura de precisão assume-se como um meio para a produção agropecuária sustentável, com maior respeito pelo ambiente e contribui para melhorar a conservação do solo.

Serão oradores deste seminário, que tem como parceiros a Federação Agrícola dos Açores, a BioAzórica e a Trybio, o Professor Ricardo Braga, do Instituto de Agronomia, o Professor João Serrano, da Universidade de Évora e a Professora Sónia Nicolau, da TerraConsultores, sendo moderador o presidente da Federação Agrícola, Jorge Rita.

Voltar