São Jorge recebe este fim de semana Fórum AçoresBio22
16/11/2022

O 2.º Fórum da Agropecuária Biológica – AçoresBio22 – termina o seu conjunto de iniciativas nas nove ilhas dos Açores entre sexta-feira e segunda-feira na ilha de São Jorge.

Serão quatro dias de ‘workshops’ e tertúlias destinados a produtores, consumidores, técnicos, estudantes e público em geral.

As iniciativas terão início no próximo dia 18 de novembro sexta-feira, com um “Workshop de Permapicultura”, ministrado por Eduardo Martins, entre as 10h00 e as 17h00, e decorrerá na ‘Make it Happen Farm’, unidade agrícola e de alojamento turístico certificada em modo de produção biológico. Neste ‘workshop’ pretende dar-se a conhecer os princípios básicos de apicultura biológica, a par da construção, preparação de colmeias e instalação de um apiário em permapicultura. O ‘workshop’ terminará com uma tertúlia centrada no tema do workshop, permapicultura.

Pelas 17h00 do mesmo dia decorrerá no Serviço de Desenvolvimento Agrário da ilha de São Jorge, sob a coordenação de José Vielmino Ventura, em representação da Direção Regional de Agricultura, uma reunião de trabalho com entidades públicas e privadas da ilha de São Jorge integrada no projeto “Abelha Amiga”.

No dia 19 de novembro, sábado, o programa prossegue pelas 9h30 com um “Workshop de Podas” no Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Jorge, dinamizado por Jorge Azevedo, pertencente ao Serviço de Desenvolvimento Agrário da Terceira. Pelas 14h00 segue-se, no mesmo local e novamente a cargo de Jorge Azevedo, um “Workshop de Enxertias”. Ambos são dirigidos a produtores, técnicos e a todos os interessados nestas temáticas.

O programa previsto para o dia 19 de novembro termina com uma Tertúlia “Conversas Bio”, pelas 21h00, onde se pretende discutir o setor, tendo em conta a realidade bio do triângulo, com Avelino Ormonde, Jorge Azevedo e Eduardo Martins, produtores de São Jorge, Pico e Faial, bem como todos os produtores e público em geral que se queiram juntar a esta conversa. Este momento de partilha terá lugar na ‘Make it Happen Farm’ e contará também com um momento de degustação de produtos Bio destinado a todos os participantes.

No domingo, 20 de novembro, decorrerá um “Workshop avançado destinado a produtores certificados em Modo de Produção Biológico”, dinamizado por Avelino Ormonde. Este workshop terá lugar no Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Jorge, entre as 10h00 e as 17h00.

Por fim, para o dia 21 de novembro, está previsto, no Auditório da Escola Profissional de São Jorge, um ‘workshop’ sobre compostagem dinamizado por Avelino Ormonde. Este ‘workshop’ terá uma componente teórica seguida de uma componente prática na Quinta da Escola Profissional de São Jorge. Esta iniciativa é dirigida a alunos, entidades públicas e público em geral.

A participação em todas as iniciativas é gratuita, contudo, a participação nos Workshops carece de inscrição prévia através de [email protected] ou 292 208 800.

O Fórum da Agropecuária dos Açores é uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, e do Movimento Associativo do sector, representado pela Trybio, BioAzorica e Federação Agrícola dos Açores. Associaram-se ao AçoresBio22 como parceiros locais na ilha de São Jorge, para além do Serviço de Desenvolvimento Agrário, parte integrante da Secretaria Regional, a ‘Make it happen Farm’ e a Escola Profissional de São Jorge.

O Fórum termina assim a sua 2.ª edição, tendo este ano contado com mais de 1.000 participantes, nas mais de 40 ações que decorreram durante o presente ano nas nove ilhas dos Açores.

Voltar