Plano Estratégico para a Floricultura nos Açores em consulta pública
21/10/2021

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural já colocou, em consulta pública, o Plano Estratégico para a Floricultura na Região Autónoma dos Açores.

O documento, entregue pelo grupo de trabalho para a floricultura, constituído para o efeito por despacho do Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, visa elaborar um plano estratégico para a floricultura que reúna, de uma forma integrada, os objetivos, políticas e ações a implementar com vista à rentabilidade e sustentabilidade deste sector.

Deste modo, António Ventura espera “que este documento de trabalho, que agora vai estar disponível através de consulta pública, receba novos contributos de modo a constituir um plano estratégico consistente e fiel às urgências e necessidades de um setor que pode ajudar a criar emprego, combater o despovoamento e fixar jovens”.

“Este trabalho, conjuntamente com os próximos fundos comunitários consubstancia, também, um meio de progresso dos Açores”, frisa ainda o titular da pasta da Agricultura.

É de salientar que o grupo de trabalho, constituído por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e da Federação Agrícola dos Açores, desenvolveu um documento de base para a ação do Governo Regional dos Açores, na definição das melhores diretrizes para o setor da floricultura, nos próximos seis anos.

Para tal, o grupo visitou explorações agrícolas, auscultou associações e cooperativas ligadas ao setor da floricultura e ouviu, ainda, especialistas da área.

Este plano estratégico é hoje colocado em consulta pública, para receber novos contributos públicos, ou seja, de todos que queiram com o seu pensamento critico colaborar para melhorar o trabalho e, assim, realizar uma consistente orientação produtiva no setor da floricultura nos Açores.

Desde logo, o grupo identificou ações a realizar a curto e médio prazo, entre as quais a necessidade de incrementar o acompanhamento técnico aos produtores florícolas, fortalecer o associativismo, realizar ações de prospeção do mercado externo e o incentivo à floricultura de paisagem de interesse turístico.

Em 2017 existiam, nos Açores, cerca de 86 explorações florícolas, que ocupavam uma área de 93 hectares. Desta área, 75 hectares estão ocupados por flores de corte, quatro hectares com folhagens de corte e 14 hectares com plantas ornamentais.

Voltar