Marca Açores representada pela primeira vez na Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz
02/05/2024

Os produtos açorianos estão, pela primeira vez, representados na Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), que decorre até domingo no Parque de Feiras e Exposições daquele concelho.
Nesta 36.ª edição daquele certame, os Açores contam com um ‘stand’ institucional, onde são dados a provar queijos e vinhos produzidos em diversas ilhas do arquipélago e que contam com o selo da marca Açores.
Para o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, “ter a Região Autónoma dos Açores representada na promoção e valorização económica dos seus produtos é uma honra e representa uma excelente oportunidade de exposição e comercialização dos produtos açorianos, tendo em conta os milhares de visitantes que anualmente marcam presença naquele certame”.
“O Governo dos Açores assume a Marca Açores como um dos pilares impulsionadores da promoção interna e externa da Região”, diz António Ventura.
E prossegue: “a identificação da Região através de uma marca sinónima de qualidade, que diferencia o produto a partir dos atributos mais distintivos dos Açores, como a natureza, o elevado valor ambiental, a diversidade e exclusividade natural, representa uma inegável importância no sucesso de uma estratégia de acesso e fidelização de mercados, que permitem induzir valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos e fomentam a base económica de exportação”.
Na inauguração do evento, o presidente da Câmara de Estremoz, José Manuel Sádio considerou “de grande relevo” a iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, quer pela atração que o arquipélago dos Açores exerce sobre a população alentejana, quer pela “oportunidade de estabelecimento de uma via de cooperação entre ambas as Regiões, dotadas com alto potencial agrícola”.
A Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Estremoz e pela ACORE – Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz, sendo uma das maiores do género no Alentejo.
Para além de exposições e concursos de gado, oferece também mostras de atividades económicas e espetáculos musicais.

Voltar