Governos dos Açores e Cabo Verde fortalecem relações no âmbito da Agricultura
30/08/2022

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e a Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural (ASDEPR), em cooperação transnacional com o Governo de Cabo Verde, tem desenvolvido vários projetos no âmbito da Agricultura, onde se inclui o “Semear, colher, vender”, que visam contribuir para o fortalecimento das relações institucionais entre os dois arquipélagos da Macaronésia.

Nesse âmbito, entre os dias 16 e 18 do corrente mês, na Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária de Cabo Verde, cidade da Praia, o Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas, IAMA – IPRA, realizou uma formação sobre “Boas práticas de abate, manuseamento de carcaças e carnes”.

A formação foi ministrada pelo engenheiro Pedro Correia e contou com a presença de 25 participantes, estando presentes técnicos superiores, magarefes e produtores das várias ilhas do sotavento de Cabo Verde.

Comprovada por todos quantos nela participaram, esta ação de formação foi um sucesso e foram abordadas questões relacionadas com o maneio e alimentação animal, com o bem-estar animal, com as condições de abate, higiene e boas práticas de manuseamento de carcaças e carnes, assim como possíveis alterações estruturais a efetuar nos matadouros para melhorar a sua operacionalização e promover a sua modernização.

Foram ainda visitadas algumas unidades de abate onde se identificaram oportunidades de melhoria nas técnicas de laboração de forma a incrementar a sua operacionalidade.

Algumas dificuldades têm de ser ultrapassadas em Cabo Verde, principalmente a nível de infraestruturas, equipamentos, boas práticas de fabrico, instalações de frio e viaturas de transporte, no entanto, observa-se que a motivação e o nível de formação dos técnicos são muito elevados. Com investimento promotor do melhoramento das infraestruturas, Cabo Verde irá, a médio prazo, alcançar um nível muito satisfatório de qualidade de carcaças e carnes.

Esta ação granjeou grande adesão e recetividade dos formandos, conforme destacou a diretora geral da DGASP, a engenheira Eneida Rodrigues Silva, tendo na oportunidade manifestado muito interesse e curiosidade em perceber o caminho percorrido até se atingir o patamar de qualidade e excelência da fileira da carne dos Açores.

Voltar