Governo Regional dos Açores promove exposição no Jardim de Inverno da Colónia Alemã, na Horta
10/03/2023

Os cabos telegráficos submarinos tiveram uma importância incontornável na história da humanidade – e a presença das companhias telegráficas na Horta registou-se entre 1893 e 1969.

Os vestígios tecnológicos, as memórias socioculturais e arquitetónicas, constituem o roteiro cultural e turístico do Cabo Submarino na Horta.

A chamada Colónia Alemã foi o bairro residencial da empresa Deutsche Atlantische Telegraphengesellschaft, que aqui funcionou entre 1900 e 1943.

O seu Jardim de Inverno alberga um conjunto de vitrais de 1912, com interesse artístico e histórico, que representa a heráldica do antigo Império Alemão.

Face à importância deste património, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, decidiu criar uma exposição permanente, neste espaço do Edifício do Relógio da Colónia Alemã, com o objetivo de permitir a sua abertura ao público, de uma forma musealizada, contextualizando a presença desta companhia em particular, e criando um elemento concreto de visitação do Roteiro do Cabo Submarino.

Este roteiro percorre toda a cidade, desde as casas de amarração dos cabos em Porto Pim, até aos pontos de amarração na praia da Alagoa, com especial relevância para a Trinity House e os bairros residenciais, ao longo da rua Cônsul Dabney.

Com a requalificação deste Jardim de Inverno, inaugura-se uma nova visão sobre o conjunto deste património da Horta, constituindo um contributo inequívoco para a cultura e para o turismo, sendo a reabilitação da Trinity House, que se encontra em fase de projecto, o ponto central deste conjunto.

Marcaram presença no evento de inauguração o Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Luís Garcia, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, bem como o Diretor Regional das Políticas Marítimas, a Diretora Regional do Ambiente e diversos membros da Administração Regional e Local, bem como elementos ligados ao sector do Turismo, Associações e à comunidade alemã residente no Faial.

Voltar