Governo dos Açores satisfeito com sucesso da Feira Agrícola Açores 2022
20/06/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, mostrou-se hoje satisfeito com o sucesso da Feira Agrícola Açores 2022, que decorreu no fim de semana na Ribeira Grande, lembrando que o certame comprovou que “os Açores assumem uma vocação natural para o agroprodutivo e todas as suas agriculturas”.

O governante manifestou a sua satisfação pela realização da Feira que contou este ano com a participação, pela primeira vez, para além dos produtores regionais, dos produtores de leite do continente estes, pela primeira vez, no 39.º Concurso Nacional da Raça Holstein Frísia, numa organização da Associação Agrícola de São Miguel.

Este concurso, sustenta António Ventura, “é o reconhecimento da resiliência da pecuária de leite e a prova da verdadeira manifestação de vontade na afirmação genética a nível regional, nacional e europeu”.

Nesta iniciativa, sobressaiu ainda a participação de jovens, evidenciando-se um empenho e gosto pela atividade, incluindo a participação de crianças desde os cinco anos de idade.

Por outro lado, a exposição pecuária publicitou as potencialidades que os Açores detêm na produção de leite, transformação e diversificação em produtos lácteos.

No certame foi possível verificar, também, uma agroexposição da ciência, da resiliência, da sustentabilidade, da produção local nas áreas da vitivinicultura, floricultura, fruticultura e horticultura, da agricultura biológica, das florestas e da excelência genética dos animais da bovinicultura de leite e da pecuária de carne.

“A Feira Agrícola Açores 2022 honrou o nosso passado, a nossa história e a nossa cultura, mas colocou um foco sobre o futuro”, considera o Secretário Regional.

Durante três dias, foram realizadas várias palestras, fóruns e ‘workshops’ temáticos visando o desenvolvimento futuro das agriculturas açorianas.

Para além disso, “a naturalidade da Região aliada ao agroprodutivo, encontra eco nos mercados e nos novos nichos de consumidores”, acrescenta António Ventura.

É de realçar, igualmente, que o arquipélago contribui para a neutralidade carbónica, para o combate às alterações climáticas, para a preservação do solo, tudo com normas de bem-estar animal.

Na ocasião, o Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, anunciou que “de 01 de julho a 31 de agosto de 2022 vão abrir as candidaturas para a entrega de projetos de investimento nas explorações agropecuárias, incluindo a primeira instalação de jovens agricultores, num valor que ronda os 4,5 milhões de euros”.

O governante declarou também, que “serão abertas candidaturas para apoiar o pagamento de taxas de juro de empréstimos efetuados no âmbito de investimentos realizados na agricultura”.

Estes compromissos, segundo José Manuel Bolieiro, visam promover a excelência da agricultura açoriana, criando condições aos produtores e projetando os produtos regionais além-fronteiras.

Voltar