Governo dos Açores repara caminhos florestais e rurais afetados por mau tempo recente
03/01/2022

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através da Direção dos Recursos Florestais, tem estado, desde o dia 30 de dezembro de 2021, a reparar os caminhos florestais e rurais afetados pelas chuvadas recentes ocorridas em todas as Ilhas, com maior incidência em São Miguel, Pico e Santa Maria.

Em São Miguel, para o Serviço Florestal de Ponta Delgada e do Nordeste, foram alugados equipamentos, máquinas e camiões, para reforçar as intervenções de reparação.

Em todas as Ilhas foram mobilizados equipamentos e meios humanos para as reparações, inclusive o caminho do Arrife, na Freguesia da Candelária na Ilha do Pico, que recentemente foi noticiado na comunicação social, e já recebeu as reparações básicas.

Os trabalhos de reparação vão continuar, numa primeira fase com intervenções de limpeza de modo a tornar estes caminhos transitáveis e, numa segunda fase, com intervenções de reparações definitivas do piso. Está a ser preparado um planeamento que permita durante o ano de 2022 a regularização dos pisos.

A IROA, nalguns casos de maior urgência, alugou também equipamentos para fazer reparações em alguns caminhos, estando ainda a fazer os levantamentos dos estragos dos caminhos que estão dentro dos Perímetros de Ordenamento Agrário, para posterior intervenção.

De acordo com a solicitação da Federação Agrícola dos Açores, a Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural irá proceder de forma célere e abrangente ao levantamento dos estragos motivados pelas más condições atmosféricas que se fizeram sentir nos últimos dias.

Voltar