Governo dos Açores pretende incentivar produção biológica em todas as ilhas da Região
23/06/2021

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou esta quarta-feira que o Governo dos Açores pretende desenvolver, nos próximos quatro anos, novas “dimensões produtivas”, particularmente a biológica, em todas as ilhas dos Açores.

Durante uma conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, para apresentar o ‘1.º Fórum da Agropecuária Biológica – Açores Bio21’, António Ventura explicou que esta iniciativa pretende “capacitar, diferenciar e qualificar o setor Agropecuário Açoriano, nesta vertente da agricultura biológica.”

A ser realizado entre junho e novembro, nas nove ilhas dos Açores, explicou o governante, este Fórum contará com um “diversificado leque de iniciativas”, tais como Ações de Informação, Seminários, workshops, Visitas Técnicas, BioRoteiros e ‘Showcookings’.

“O setor agroalimentar nos Açores assume uma expressão económica, social e territorial de grande relevância para a coesão regional”, sustentou António Ventura, defendendo que os agroalimentos açorianos são “um valor autonómico de grande relevância”.

“A Região deve atuar atempadamente na oferta agroalimentar com mais natureza, mais bem-estar animal, e mais sabores básicos”, sustentou o Secretário Regional.

Para o responsável do setor, importa “reposicionar os Açores” no regresso da agricultura como uma nova atratividade económica e “afirmar o seu caráter sustentável”.

O ‘1.º Fórum da Agropecuária Biológica – Açores Bio21’ pretende promover uma rede regional de cooperação, conhecimento e capacitação para o modo de produção biológico.

Para além de apresentar e promover os produtores e produtos biológicos dos Açores, adiantou ainda António Ventura, é também intenção desta iniciativa contribuir para “mitigar os grandes desafios globais como as alterações climáticas e as crises sanitárias.”

Durante esta semana já decorre a primeira ação neste âmbito, na ilha das Flores, que engloba um workshop de ‘Iniciação à Horticultura Biológica’, destinada a produtores e consumidores.

O ‘Açores Bio21’ é organizado, em conjunto, pela Federação Agrícola dos Açores, pela Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica, pela Cooperativa Bioazorica e pela Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Os Açores contam, atualmente, com 184 produtores biológicos, que produzem em todas as ilhas, ocupando uma área total de 2.376 hectares.

Voltar