O Governo Regional dos Açores congratula-se com a decisão da Comissão Europeia de incluir São Tomé e Príncipe como país parceiro no próximo Programa INTERREG VI-D Madeira-Açores-Canárias (MAC 2021-2027). Esta resolução da Comissão abre caminho ao reforço da cooperação externa dos Açores com os arquipélagos de atlânticos de expressão portuguesa.
A integração de São Tomé e Príncipe como parceiro de pleno direito no novo Programa Cooperação Territorial INTERREG MAC surge de uma proposta dos Açores, efetuada no âmbito do trabalho desenvolvido junto da Comissão Europeia e no “Grupo de Reflexão sobre os Desafios da Cooperação Territorial Europeia 2021-2027” , que contou, desde a primeira hora, com o apoio e os esforços conjuntos da Madeira e da Agência Portuguesa para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C).
Para além de São Tomé e Príncipe, foram incluídos mais três países parceiros neste novo período de programação, a Costa do Marfim, o Gana e a Gâmbia, que se juntam ao Senegal, Mauritânia e Cabo Verde no novo espaço geográfico de cooperação territorial MAC.
O Programa INTERREG IV-D de Cooperação Territorial Madeira-Açores-Canárias (MAC) é o principal instrumento que as regiões ultraperiféricas de Portugal e Espanha (Açores, Madeira e Canárias) possuem para cooperarem entre si e com os países da sua área geográfica.