Governo dos Açores anuncia programa de apoio a caminhos rurais e florestais danificados pelo mau tempo
21/01/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou hoje que o Governo Regional dos Açores está a preparar “um programa que concentra várias linhas de atuação para canalizar os apoios necessários para a repavimentação dos caminhos rurais e florestais que sofreram danos devido às calamidades naturais”.

Nesse sentido, o governante realçou “que a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural tem de atuar de outro modo, ou seja, tem de prever uma rubrica própria para os caminhos rurais e florestais nos Açores, numa tentativa de concentrar quer entre os florestais, quer entre o IROA, aquilo que são recursos financeiros, equipamentos e recursos humanos”.

Desta forma, “vai ser criado um programa que centralize esta coordenação de ação, na concentração de recursos e nesta mesma a previsibilidade de atuação”, esclareceu.

O titular da pasta da Agricultura e do Desenvolvimento, que falava durante uma visita às obras de reparação do caminho agrícola denominado “Canada da Soca-Pico Melra”, na Freguesia dos Fenais da Ajuda, na Ribeira Grande, revelou, por outro lado, que devido à imprevisibilidade das alterações climáticas, “as últimas chuvadas ocorridas nos Açores têm provocado imensos prejuízos nos caminhos rurais e florestais, estragos que já ultrapassam os 10 milhões de euros”.

Para António Ventura, “importa perceber que o clima já não é o que é, há um percurso de alterações climáticas que cria muita imprevisibilidade, quer de intensidade, quer da época do ano até, em que as chuvadas podem acontecer no arquipélago, e com grande intensidade”.

A criação deste programa, em seu entender, “vai permitir que as vias estejam transitáveis para darem acesso às explorações agrícolas, até porque muito destes caminhos são utilizados pelos turistas na altura do verão, portanto é de utilização pública e para a agricultura”.

Nesse âmbito, o governante afirmou que é preciso “repensar-se no piso dos caminhos florestais e agrícolas, é preciso limpar as linhas de água, limpar e construir mais poços sumidouros de água e tudo isto tem que ser revisto, porque o clima alterou-se e é preferível atuar atempadamente, por forma a despender menos custos ao erário público”.

Voltar