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O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, visitou hoje o Lisbon Food Affair, certame que decorre até quarta-feira e que integra uma grande representação da Região, por via da Marca Açores, com empresas e produtos que são “verdadeiros embaixadores dos Açores”.
Integram o espaço Marca Açores, o maior do certame, um total de 22 empresas açorianas, com produtos de diferentes categorias do setor alimentar certificados com o selo Marca Açores.
Oportunidades de conhecimento e de negócio são parte integrante desta feira, acrescentou o governante, que adiantou ainda que está prevista uma revisão da legislação em torno da Marca Açores, sempre feita “de baixo para cima e de dentro para fora”, com participação e contributos de todos os ligados ao conceito.
“Os açorianos, perante as suas qualificações e incentivos, utilizam a sua criatividade para a diferenciação dos produtos. Esse é o elemento do nosso sucesso”, acrescentou o Secretário Regional.
A Marca Açores assinalou recentemente dez anos de existência, contando atualmente com cerca de 7.900 produtos certificados, num universo de 307 empresas.
A Lisbon Food Affair é uma feira exclusivamente profissional do setor agroalimentar em Portugal, dirigida a fabricantes e distribuidores de alimentos e bebidas, de equipamentos, serviços e tecnologias para a distribuição.
A Região participou, pela primeira vez nesta feira em 2024, com a presença direta de 20 empresas açorianas, as quais, tiveram ao longo de três dias, mais de 80 reuniões com compradores internacionais. Além dos novos negócios e contactos, o espaço dos Açores na edição foi ainda distinguido através da entrega do prémio Inovação à empresa Loop Pursuit com o produto Bananika, sidra de banana.
Na edição deste ano, participam na Lisbon Food Affair as empresas Azores Brewing Company; CD Lux Investment Unipessoal; Conseran – Conservas Do Atlântico Norte; Cooperativa Celeiro da Terra; Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico; CPdA – Companhia Portuguesa de Algas; Fábrica de Licores Eduardo Ferreira & Filhos; Flying Fish Azores; Garcez & Santos; RTM Lacticínios do Pico; Insulac – Produtos Lácteos Açoreanos; LactAçores; Loop Pursuit; Marta Tomé & Filhas; MPD – Grupo Bensaude; Plantações de Chá Gorreana; Pronicol – Produtos Lácteos; Quinta dos Açores – Produção Alimentar; Quintal dos Açores; Seaterra; Sociedade Conserveira Açoriana e Sociedade Corretora.
Além da participação direta destas empresas, o Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, a par do que foi feito no ano passado, promove um ‘showcooking’ que evidenciará a singularidade dos produtos açorianos presentes no certame numa relação direta com a gastronomia, com a assinatura do ‘chef’ Diogo Rocha.