Diferenciação agroalimentar dos Açores merece ser reconhecida a nível europeu, sublinha António Ventura
05/05/2023

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, considera que a Região se deve preparar para “reivindicar junto da União Europeia uma nova classificação” para os produtos açorianos qualificados em Denominação de Origem Protegida (DOP) e Identificação Geográfica Protegida (IGP).

“A nossa diferenciação merece ser elevada a uma nova categoria que, para além da história e do saber fazer das gentes, seja associada à sustentabilidade, à biodiversidade e à neutralidade carbónica. Os nossos agroalimentos detém estas características e são um exemplo de produção sustentável”, sublinha o governante.

Os queijos DOP, como o Queijo de São Jorge, a Carne IGP ou o Ananás DOP, entre outros produtos com titularidade jurídica comunitária, “devem fazer parte de uma nova denominação que permita a especifica diferenciação”, vinca o governante.

E concretiza: “Queremos potenciar a nossa diferença e torná-la reconhecida a nível europeu e mundial. Assim, na oportunidade europeia de revisão de políticas quer na agricultura como na alimentação, defenderemos uma realidade exclusiva para os nossos agroalimentos qualificados, elevando-os a um patamar de um novo reconhecimento jurídico”.

Atualmente existem nos Açores 1.049 agricultores na produção de produtos DOP e IGP.

Voltar