Debate e formação em agropecuária biológica percorreu todas as ilhas dos Açores entre junho e novembro
24/11/2021

O 1.º Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores terá a sua última sessão na ilha Terceira, entre os dias 26 e 28 de novembro, subordinado ao tema “Leite Biológico”, realizando assim, um total de nove seminários com 33 oradores, 16 workshops, nove ‘showcookings’ e dois bio-roteiros, num total de 36 iniciativas nas nove ilhas dos Açores, abrangendo cerca de mil participantes.

No dia 26 de novembro, terá lugar o Bio-Roteiro “Na Rota do Leite Bio”, com visita a exploração pecuária e posto de leite, no decorrer do qual os participantes poderão conhecer ‘in loco’ a realidade de uma exploração de leite biológico e visitar um posto de receção de leite.

No dia 27, com início pelas 18h00, realiza-se um seminário presencial com transmissão ‘online’, subordinado ao tema Produção e Transformação de Leite Biológico, que contará com oradores representantes da Produção, Indústria e Universidade, a ter lugar no Auditório do Ramo Grande, onde haverá também lugar a um momento de degustação de produtos Bio.

No dia 28, tem lugar a nona e última sessão do ‘showcooking’ “Experimenta: É Bio!”, no Parque Multisectorial da Ilha Terceira.

Entre os dias 26 e 28 de novembro, ocorrerá um intercâmbio entre produtores de leite das ilhas Flores e Graciosa e Terceira para troca de experiências e conhecimentos ‘in loco’.

Os eventos referidos, bem como o modo de produção biológico, têm divulgação garantida nas redes sociais e no website do Fórum criados especificamente para o efeito (https://forumbio.azores.gov.pt).

Por forma a aumentar o alcance e perpetuar os seminários, estes contam com transmissão direta através das Redes Sociais, “NOS Açores” canal 187 (Faial, Terceira e São Miguel) e MEO kanal 124432 (nacional) e são gravados e disponibilizados no canal Youtube e Facebook do fórum (forumbioazores).

Para capacitar produtores e técnicos para o modo de produção biológico e para a diversificação agroalimentar, os eventos abrangeram desde os produtos hortícolas, as frutas, os vinhos, os produtos das colmeias, as pastagens biodiversas e os bovinos e seus produtos, até ao leite e carne de ovelhas e cabras. No caso da apicultura, o destaque foi para a problemática do controlo da varroa e boas práticas no apiário.

A potencialidade da agricultura biológica multifuncional também foi realçada com exemplos de economia solidária e empreendedorismo social na promoção de uma sociedade simultaneamente mais sustentável e inclusiva.

Foram ainda apresentadas novas ferramentas de apoio à sustentabilidade das explorações, como sejam a agricultura de precisão, a agricultura regenerativa, a agrofloresta e o maneio ou gestão holística de pastagens.

Potenciando a vinda dos oradores e moderadores aos seminários, nas várias ilhas têm sido realizadas visitas técnicas a explorações e infraestruturas, permitindo, assim, um momento de partilha de conhecimento e experiências entre os palestrantes, produtores, técnicos, universitários e dirigentes associativos.

Especialmente para o consumidor, foi preparado um ‘showcooking’ em cada ilha, com a confeção de diversos pratos (entrada, prato principal e sobremesa) com produtos típicos das ilhas e de outros produtos inovadores que se estão a afirmar. Neles utilizaram-se produtos biológicos e locais, demonstrando que as ilhas têm condições para produzir e consumir alimentos seguros, saudáveis e sustentáveis.

Os participantes tiveram a possibilidade de acompanhar os vários passos de cada confeção, de esclarecer dúvidas sobre as receitas e a utilização dos produtos e, no final, a oportunidade de provarem as iguarias.

O Fórum BioAçores21 é uma iniciativa do movimento Associativo da Agricultura e Pecuária dos Açores (Trybio, BioAzorica e Federação Agrícola dos Açores) e do Governo Regional, por intermédio da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

O conjunto de ações que o compõe insere-se na linha estratégia do Governo Regional dos Açores que objetiva capacitar, diferenciar e qualificar o setor Agropecuário Açoriano, promovendo os valores do equilíbrio, do bem-estar, da saúde, do autoabastecimento alimentar e do regresso à terra, com respeito por todas as gerações passadas, presentes e futuras.

Voltar