Candidaturas à reconversão da produção leiteira em produção de carne abrem a 1 de dezembro, anuncia António Ventura
11/11/2021

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou hoje, na Ribeira Grande, que “o período de candidaturas à reconversão da produção leiteira em produção de carne arranca a 1 de dezembro de 2021 e termina a 15 de janeiro de 2022”.

O titular da pasta da Agricultura falava à saída de uma reunião com a Direção da Federação Agrícola dos Açores, para auscultar as principais reivindicações daquele órgão associativo.

No encontro foi também analisada uma proposta da Federação Agrícola para a criação de um programa para a redução de leite nos Açores, uma posição, que “vem ao encontro da posição do Executivo Açoriano”, frisou o governante.

Por outro lado, no entender de António Ventura, “a Região tem metas ambientais para cumprir, desde logo a redução da carne animal por hectare, a diminuição das emissões de metano, assim como o bem-estar animal e a conservação do solo”.

Neste sentido, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural avançou que o seu gabinete vai preparar o programa para a redução da produção de leite, para posteriormente apresentar a proposta à Federação Agrícola.

Em cima da mesa esteve, igualmente, uma questão que já se arrasta há algum tempo e que diz respeito ao pagamento de 121 reformas antecipadas, que se encontram associadas a alguns projetos de primeira instalação.

Para António Ventura, estes pagamentos deverão ocorrer já “em janeiro do próximo ano”, acrescentando o Secretário Regional que nesta questão “houve um período de comunicação com muitos atritos com a Comissão Europeia relativamente a autorização para os pagamentos”.

Contudo, segundo disse, foi alcançado um acordo, “cabendo agora ao Governo Regional propor na Assembleia Regional uma alteração ao decreto legislativo, mas no final o produtor irá receber o mesmo montante, mas mais diluído no tempo”, garantiu o governante.

Voltar