Bio Feira dos Açores de 1 a 3 de julho em Angra do Heroísmo
29/06/2022

A VII Bio Feira dos Açores terá lugar, pela primeira vez, em Angra do Heroísmo, nos próximos dias 01, 02 e 03 de julho de 2022, no Parque Multissectorial da ilha Terceira, sita à Vinha Brava.

Habitualmente organizada pela BioAzorica, esta edição insere-se no 2º Fórum da Agro-Pecuária Biológica – Açores Bio22, uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Movimento Associativo do sector representado por Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica, BioAzorica – Cooperativa de Produtores Biológicos e Federação Agrícola dos Açores, contando ainda com o apoio das Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.

Do programa constam diversas palestras, ‘workshops’ temáticos, atividades para crianças, animações musicais, stands de exposição, restauração biológica e mostra e venda de produtos biológicos.

O Fórum da Agropecuária dos Açores tem como objetivo promover uma discussão alargada sobre agricultura e pecuária biológicas juntando produtores, técnicos, investigadores e consumidores, associações e cooperativas, indústria, distribuição, comércio e serviços públicos e privados, assim como criar uma rede regional de cooperação, conhecimento e capacitação e divulgar a investigação, bem como fomentar a inovação, quer na agricultura biológica, quer na transformação e valorização dos respetivos produtos.

Pretende ainda sensibilizar, informar, formar e capacitar para o modo de produção biológico, apresentar e promover os produtores e produtos biológicos dos Açores; incentivar a autonomia alimentar dos Açores, a economia circular, a bio economia, os circuitos curtos de comercialização; promover a qualidade do ambiente, de vida, a saúde, a prevenção e o combate à doença e o equilíbrio social, e também contribuir para mitigar os grandes desafios globais, como as alterações climáticas e as crises sanitárias.

No seguimento do balanço positivo do 1.º Fórum realizado em 2021, que contou com 36 eventos que atingiram mais de mil intervenientes presencialmente para além do alcance online, as entidades organizadoras decidiram avançar com uma 2ª edição este ano.

Face aos tradicionais desafios de abastecimento alimentar humano e animal, numa Região arquipelágica e ultraperiférica, agravados com os desafios da pandemia por Covid-19 e da Guerra na Ucrânia, o 2.º Fórum é dedicado ao tema “Um caminho para a autonomia alimentar”.

Esta segunda edição teve o seu início no mês de maio, com atividades integradas na Feira Agrícola e Comercial do Faial e com a visita à Região de uma Comitiva da International Network of Eco-Regions (Bio-Regiões) que se deslocou às ilhas do Faial e Flores e desenvolveu diversos contactos e ações de sensibilização junto de representantes dos municípios, produtores e população em geral.

Neste momento esta segunda edição já visitou as ilhas Faial, Flores e São Miguel.

Os interessados em obter mais informações ou participar nos eventos podem contactar a organização através dos endereços eletrónicos [email protected] e [email protected], pelos contatos telefónicos 292208800 e 965090432, ou através das redes sociais Facebook e Instagram do Fórum Bio ou da BioAzórica.

Voltar