Avaliação Genética da Raça Ramo Grande
21/07/2021

Na semana de 12 a 17 de Julho a Direção Regional da Agricultura, com a colaboração dos Serviços do Faial e Pico apresentou os resultados da última Avaliação Genética da Raça Ramo Grande (esta Avaliação Genética de 2020 é a 5ª Avaliação Genética da raça,  em 2019 foi efetuada a 1ª Avaliação Genómica da raça, o que  constitui (como qualquer Avaliação Genética de uma raça) o objetivo principal de um programa de melhoramento animal por seleção, uma vez que permite ao criador/produtor uma escolha eficaz dos animais com base no seu mérito genético.

Esta oportunidade de divulgar uma informação que é cientificamente fundamentada, deverá tornar-se num instrumento de gestão que possa ajudar de forma decisiva os criadores da raça Ramo Grande a melhorar os seus sistemas de produção e a conseguir uma melhor valorização dos animais das suas explorações, assegurando a biodiversidade animal, num contexto de desenvolvimento rural sustentado.

 

O Diretor Regional destacou o percurso feito até à data com inicio em 1995/1996 ano em que foi reconhecida a única raça bovina autóctone dos Açores – a raça Ramo Grande – e instituído o respetivo Livro Genealógico. A partir daí desenvolveram-se diversas ações de identificação, registo de genealogias e classificação morfológica. Desde logo, e atendendo à pequena dimensão dos efetivos e à sua dispersão por várias ilhas, procedeu-se à recolha e congelação de sémen de touros cedidos por criadores particulares, de modo a possibilitar a utilização da raça em inseminação artificial.

O efetivo foi aumentando, de forma progressiva, graças às medidas que entretanto foram tomadas pelos serviços oficiais no sentido da sua preservação: incentivos no âmbito das ajudas da UE “agroambiente e clima”; organização de concursos e exposições pecuárias; necessidade de recorrer às juntas de bois ou vacas, nalguns locais mais inacessíveis, para o trabalho dos campos, e, sobretudo, ao papel preponderante que estes bovinos desempenham nos cortejos etnográficos e nas festas tradicionais dos Açores, enquanto património genético e cultural inestimável (único).

Atualmente, a raça conta com mais de 1300 bovinos registados no Livro de Adultos e 241 criadores ativos distribuídos pelas nove ilhas do Arquipélago.

 

Nos últimos anos, a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional da Agricultura, enquanto entidade gestora do Livro Genealógico, tem em curso um Programa de Conservação e Melhoramento Genético que assenta na realização de diversas ações sistematizadas, efetuadas por diferentes entidades, e que pressupõem sempre a colaboração dos Criadores, tendo já sido desenvolvidas ações no âmbito da caracterização genética da raça por análise demográfica e através de marcadores moleculares (ADN).

As ações que são realizadas no campo como sejam as identificações dos bovinos para inscrição no Livro de Nascimentos, os controlos de performance (pesagens de vitelos), as classificações morfológicas, a avaliação do temperamento, a recolha de amostras para análise de ADN (confirmação de paternidades e genotipagem), a compilação das genealogias, são o suporte para efetuar a Avaliação Genética de cada bovino da população.

Destacou a inexcedível disponibilidade e colaboração dos criadores para que de alguma forma se possa levar por diante este projeto que muito tem contribuído para a valorização deste património genético regional e, consequentemente, para garantir a continuidade das nossas festividades e tradições.

Voltar