António Ventura visita caminhos agrícolas em São Miguel afetados pela intempérie de setembro
06/10/2021

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, acompanhado pelo Diretor Regional dos Recursos Florestais, Filipe Tavares, visitou hoje caminhos florestais da zona ocidental da ilha de São Miguel afetados pela intempérie ocorrida no final de setembro último.

Na ocasião, António Ventura, destacou, que esta visita teve por finalidade “averiguar os trabalhos de normalização dos trajetos, que decorrem desde o dia 27 de setembro, e ,‘in loco’, proceder-se a uma análise mais pormenorizada, pois alguns trajetos terão que sofrer uma intervenção mais profunda”.

Esta será uma intervenção que “visa acautelar a segurança dos agricultores, assim como a dos turistas”, sublinha.

A intervenção em curso, que compreende uma área de aproximadamente 58 quilómetros, vai, numa primeira fase, garantir que os caminhos fiquem transitáveis para a passagem de tratores e carrinhas 4×4, bem como remover as quebradas, regularizar as valas e aplicar bagacina.

Tudo será feito em prol “da segurança na acessibilidade a um conjunto de várias centenas de explorações agrícolas distribuídas por sete freguesias do concelho de Ponta Delgada”, vinca o Diretor Regional dos Recursos Humanos.

Para Filipe Tavares, “é de máxima importância a segurança das pessoas”, e para tal a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural vai a breve trecho “instalar placas informativas de forma a alertar os turistas e a população em geral, para as zonas que estão mais perigosas”, por forma a evitarem esses trajetos.

Numa segunda fase, os trabalhos a executar serão mais profundos, de forma a evitar que no futuro não se voltem a repetir.

Para tal, “o Executivo vai proceder ao recrutamento externo, uma vez que a tutela não tem essa capacidade, de recursos humanos e equipamentos, para que ao longo do próximo ano as intervenções estejam concluídas”, assegurou ainda António Ventura.

Voltar