António Ventura valoriza lançamento de empreitada do Edifício de Classificação de Leite da Ilha de São Miguel
02/03/2023

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, presidiu na quarta-feira à cerimónia de lançamento da primeira pedra do Edifício do Serviço de Classificação de Leite da Ilha de São Miguel (SERCLASM), avançando assim a primeira obra do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
“Esta é uma obra que faz parte do plano estratégico para a produção de leite dos Açores, que foi trabalhada conjuntamente com a Federação Agrícola dos Açores”, dando-se assim continuidade à “estratégia de qualidade da excelência, numa qualidade de dignificação e valorização do leite de vaca nos Açores”, sublinhou António Ventura.
“A produção de leite nos Açores é um símbolo da nossa autonomia”, prosseguiu o governante.
A necessidade que os produtores têm de maior controle da qualidade da sua produção fez aumentar as análises em 43%, o que permitiu no último trimestre de 2022, um aumento de duas décimas em média na gordura e uma décima na proteína, situação que se manteve no mês de janeiro de 2023.
António Ventura relembrou que o PRR, na Secretaria de Agricultura, tem outras candidaturas a decorrer, “desde logo a candidatura à transformação e comercialização de produtos agrícolas”, cujo prazo foi prorrogado até ao dia 28 de março.
“Esta é uma medida no valor de 8,5 milhões de euros e que permite apoiar as empresas no âmbito da transição digital, no âmbito da transição verde e no antes daquilo que são processos inovadores para a transformação de produtos agrícolas”, acrescenta o Secretário Regional, lembrando que “a medida apoia entre 50 a 80%” as empresas.
Outra medida anunciada, que já foi protocolada com a Universidade dos Açores, é as análises de terra.
“Nos próximos 3 anos o PRR irá comparticipar aquilo que será o registo e o aconselhamento das análises de terra nos Açores que muito é necessário para que através da nossa conservação do solo possamos promover este elemento que está ligado a produtividade nos Açores e que muito respeitamos em termos de naturalidade”, disse António Ventura.
O Secretário Regional deixou o repto da responsabilidade social a toda a fileira na promoção do leite, tal como aos consumidores para consumirem produtos açoriano.
“Se optamos por consumir um produto açoriano, estamos a ajudar os Açores a desenvolver em termos de economia, em termos de fixação de jovens, em termos de riqueza, em termos de contrariar o despovoamento e o inversamente”, disse.
O Serviço de Classificação de Leite é um serviço externo do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas sob a tutela da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural que tem como função efetuar a classificação de leite à produção.

Voltar