António Ventura reivindica ativação da Reserva Agrícola Europeia
20/04/2023

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, lembrou hoje que Bruxelas deve permanecer vigilante quanto às especificidades das Regiões Ultraperiféricas (RUP) e aos problemas causados pela guerra na Ucrânia no setor agrícola, ativando, como no ano passado a Reserva Agrícola Europeia para enfrentar os constrangimentos desta crise.
“Não somos uma região rica, temos limitações. A verdade é que estas dificuldades não são locais, é exigido mais e cada um tem de assumir as suas responsabilidades”, frisou o governante.
António Ventura falava na cidade da Horta, na apresentação da Feira Agrícola do Faial, que decorre este ano entre 5 e 7 de maio.
O Secretário Regional adiantou estar em contactos com a Ministra da Agricultura sobre o posicionamento português numa reunião que decorrerá na próxima semana do Conselho de Ministros da Agricultura, sendo objetivo da Região o apoio comunitário às RUP e não só aos Estados-Membros dos países vizinhos da Ucrânia.
“É preciso a Comissão Europeia reconhecer as nossas dificuldades e compensar parte, que nunca é a totalidade, dessas dificuldades”, frisou ainda.
Na apresentação do evento na ilha do Faial, António Ventura defendeu que a agricultura nos Açores, num momento em que se fala a nível nacional numa revisão constitucional, seja entendida “também como um direito e um objetivo autonómico”.

Voltar