António Ventura diz que deve ser reforçada cooperação entre os Açores e Cabo Verde em prol do desenvolvimento da agricultura
19/08/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, destacou, em Cabo Verde, “a relevância da cooperação entre os Açores e a República de Cabo Verde, em prol do desenvolvimento de práticas agrícolas eficientes e sustentáveis”.

De visita ao Estado, o governante identificou várias áreas de cooperação entre os dois arquipélagos, como “a formação para o abastecimento de água, dos matadouros, do cooperativismo, da sanidade animal e vegetal, da horticultura e da investigação científica”.

Na prática, segundo disse “a região vai disponibilizar os formadores para estas áreas em desenvolvimento em Cabo Verde”.

É de recordar que, ao longo deste ano, no âmbito do projeto “Semear, colher e vender”, da responsabilidade da Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural (ASDERP), foram realizadas ações de formação em diversas áreas, onde o Governo Regional dos Açores e a Associação Agrícola de São Miguel participaram com formadores.

Orçado em 214 mil euros, o projeto é financiado pelo programa Leader, dos fundos do PRORURAL+.

O projeto que termina este ano e permitiu transformar terrenos improdutivos em terrenos de produção agroalimentar, é, para António Ventura, um marco, uma vez que “contribuiu para o autoabastecimento alimentar de Cabo Verde e para a criação de postos de trabalho”.

Para o titular da pasta da Agricultura, “a República de Cabo Verde, também representa um potencial espaço de consumo de produtos agroalimentares dos Açores e uma privilegiada geografia para a introdução nos Açores de novas culturas da fruticultura e a investigação agroalimentar”.

Nesse sentido, a cooperação agrícola irá permitir gradualmente uma maior presença de produtos agroalimentares açorianos em Cabo Verde e um maior intercâmbio entre pessoas, bem como “uma porta de entrada em África”, frisou António Ventura.

“É nossa intenção continuar a desenvolver projetos de cooperação internacional com Cabo Verde, tendo em conta que se irá iniciar em 2023 um novo ciclo de fundos comunitários”, concretizou o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Voltar