António Ventura destaca valores no Plano e Orçamento para 2024 dedicados à literacia e formação para a agricultura
17/11/2023

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou hoje, na abertura das Jornadas Técnicas Regionais da Agricultura Biológica, em Angra do Heroísmo, que o Plano e Orçamento para 2024 inclui “a maior ação em termos de orçamento na literacia e formação para todas as agriculturas e em especial para a agricultura biológica”.

“Desde 2021 que implementamos nos Açores um Programa de Naturalidade, tendo em conta essas preocupações atuais e do amanhã, juntamente com a BioAzórica e com a Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica, um programa que não é apenas dirigido a quem produz, mas também aos consumidores e, nesse sentido, conseguimos realizar mais de 50 ações de formação e de sensibilização em todas as ilhas”, sublinhou António Ventura.

O governante relembrou ainda que se conseguiu aumentar a área biológica em mais de 3.000 hectares, assim como o número de produtores, em mais de 100 desde 2020.

“Tendo em conta esses resultados, consideramos que há muito mais a fazer e por isso mesmo, para 2024, em matéria de desenvolvimento sustentável, à biodiversidade e ao combate às alterações climáticas, verifica-se um aumento de 8% das verbas, o que corresponde a 45 milhões de euros em toda esta área”, disse.

O responsável pela pasta da Agricultura adiantou ainda que o Plano e Orçamento para 2024 inclui “a maior ação em termos de orçamento na literacia e formação para todas as agriculturas e em especial para a agricultura biológica”, perante dois instrumentos de ação, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Orçamento Regional, no valor de 2,4 milhões de euros.

“São ações de formação dirigidas a todos os nossos produtores de alimentos, no âmbito da transição energética, da transição verde e da gestão de energia”, referiu.

António Ventura destacou ainda que o Plano e Orçamento para 2024 prevê “uma candidatura ao um projeto Life IP, no valor de 28 milhões de euros, que vai permitir que os resíduos voltem a ser novamente matéria-prima, designadamente, resíduos do desperdício alimentar”, entre outros.

As Jornadas Técnicas Regionais da Agricultura Biológica, organizadas pela BioAzórica, Agrobio, em parceria com a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, tiveram início hoje na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luis da Silva Ribeiroe decorrem até amanhã.

Na sessão de abertura, o Secretário Regional enalteceu a iniciativa, afirmando que “em boa hora se trouxe novamente a público, pelas próprias organizações, estas ações de sensibilização sobre uma agricultura com mais naturalidade”.

Voltar