António Ventura destaca contributo do Fórum Açores Bio 21 para preparar futuro da Região
09/11/2021

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, defende que o evento “Açores Bio 21 – Primeiro Fórum de Agropecuária Biológica dos Açores” é um contributo para preparar o futuro da Região com “agroalimentos mais naturais, indo ao encontro das preocupações da humanidade”.

O Fórum de Agropecuária Biológica, que já percorreu todas as ilhas dos Açores com diversos eventos, conta com a organização conjunta do Executivo açoriano e dos parceiros que representam a produção biológica na Região, nomeadamente a Trybio, BioAzórica e Federação Agrícola dos Açores.

Estas iniciativas, promovidas desde junho pela Secretaria Regional com a tutela da agricultura, têm permitido levar a todas as ilhas uma série de seminários, ‘workshops’ e ‘showcookings’ alusivos ao setor da agropecuária biológica.

Entre os dias 21 e 26 de junho, as Flores receberam os ‘workshops’ “Iniciação à Horticultura Biológica” – realizado também entre 20 e 25 de setembro – e “Sumos Vegetais, Greensmoothies”, que contaram com a participação de 37 pessoas.

No dia 9 de outubro, a ilha das Flores recebeu também o seminário “Multifuncionalidades da Agricultura Biológica”, que debateu diversos temas do setor, e contou com participação de 28 pessoas, e ainda o ‘showcooking’ “Experimenta, É Bio!”, com a participação de 35 pessoas.

O Corvo foi palco para o seminário “Horticultura Biológica – um caminho para a autonomia alimentar”, realizado a 18 de setembro, com a presença de 27 pessoas. Aquela ilha recebeu, no dia seguinte, o ‘showcooking’ com os cozinheiros do evento da ilha das Flores e o workshop “Um jardim para cozinhar, ambos com a presença de 20 pessoas.

Já na Graciosa, a sexta edição do ‘showcooking’ “Experimenta, É Bio!” decorreu a 29 de outubro, com cerca de 50 participantes. A passagem do Fórum Bio 21 por esta ilha ficou concluída com o workshop “Gestão de Infestantes e Boas Práticas na Vinha Bio”, em que participaram cerca de 20 pessoas. Anteriormente, a 16 e 17 de julho foi promovido o workshop “Combate a pragas e doenças em fruticultura biológica”, com a presença de 27 pessoas.

No dia 23 de julho, no Pico, realizou-se o seminário “Vinhos Biológicos”, que contou com uma assistência especializada de cerca de 20 vitivinicultores. No dia seguinte, teve lugar o primeiro ‘showcooking’ “Experimenta, É Bio!”, com cerca de 20 espetadores.

Ainda no Pico, a 24 de outubro, decorreram dois seminários sobre apicultura com o tema “Boas práticas no controle da Varrose”, culminado com visitas a vários apiários por parte dos cerca de 33 participantes.

O Faial recebeu também, a 23 e 24 de outubro, o seminário “Apicultura Biológica – principais desafios no controlo da Varrose”, com a participação de 30 pessoas. O ‘showcooking’ “Experimenta, É Bio!” decorreu nesta ilha a 31 de julho, contando com a presença de 50 participantes. Um workshop de Maneio Holístico decorreu também no Faial, a 8 de novembro.

A ilha Terceira foi lugar para a realização, a 20 de julho, do workshop “Podas e Enxertias de Fruteiro Bio”, com 17 participantes. Já entre 12 e 16 de outubro, “Iniciação à Horticultura Biológica” foi o workshop realizado, com a presença de 12 pessoas.

Na ilha de São Jorge, o Fórum Açores Bio 21 estreou-se, a 12 de outubro, com a realização do workshop “Agroflorestas”, com 27 participantes. O ‘showcooking’ “Experimenta, É Bio!” foi promovido nesta ilha no dia 6 de novembro, com a presença de 45 pessoas, seguindo-se o workshop de Maneio Holístico, no dia 7, com 12 participantes.

No dia 16 de outubro, o programa do Fórum chegou a São Miguel com o seminário “Agricultura de Precisão”, que contou com a participação de 42 pessoas.

Em Santa Maria, no dia 4 de setembro, 15 pessoas assistiram ao ‘showcooking’ “Experimenta, É Bio!”, estando agendado para dia 10 de novembro a realização do workshop de Maneio Holístico.

É de salientar ainda que, desde ontem, dia 8 de novembro, até do dia 23, decorre em formato ‘B-Learning’ um curso de Agricultura de Precisão, com a participação de 23 formandos.

Para este mês de novembro estão previstas mais duas edições do showcooking “Experimenta, é Bio!”, precisamente em São Miguel e Terceira, nos dias 13 e 28 respetivamente.

O seminário “Carne e Leite de Pequenos Ruminantes” está programado para dia 13, em Santa Maria, e o seminário “Pastagens e Bovinos de Carne” decorrerá em São Jorge, no dia 20, assim como o workshop “Iniciação à Horticultura Biológica”, entre os dias 21 e 27. Já o seminário “Produção e Transformação de Leite Bio”, está agendado para dia 27, na ilha Terceira.

Os interessados em participar nestes eventos podem inscrever-se através do endereço eletrónico [email protected], pelo contato telefónico 292208800, ou através do site https://forumbio.azores.gov.pt/ (para informações adicionais).

Todos os seminários podem também ser acompanhados ‘online’, através do Facebook da Fórum Bio Açores e do Forumbioazores no YouTube.

Voltar