O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, assinalou hoje, na ilha Terceira, o Dia Regional do Guarda Florestal, profissionais que, primeiramente, contribuíram para a “visão sustentável” daquilo que são os Açores.
“A primeira escola viva de sustentabilidade ambiental foram os guardas-florestais dos Açores”, há já longas décadas, sustentou o governante.
“É importante que não caiam no esquecimento do povo açoriano e dos governantes”, sublinhou ainda António Ventura, elogiando também o papel de “cuidadores da natureza” desta classe, fundamental para quem visita a Região.
“Podemos dizer aos nossos turistas que continuamos a ser o exemplo do exemplo em termos ambientais e de sustentabilidade”, prosseguiu.
A produção de plantas em viveiro, o acompanhamento dos trabalhos de construção, beneficiação e conservação de caminhos florestais e rurais e a execução de trabalhos de recuperação de pastagens baldias, além da sua manutenção e tratamento, fazem também parte das funções dos Guardas Florestais dos Açores.
Paralelamente, têm ainda competências na gestão dos recursos cinegéticos e piscícolas e na fiscalização da caça e da pesca nas lagoas e ribeiras, assim como na realização de censos.
O Dia Regional do Guarda Florestal foi instituído em 1997 como reconhecimento público pela importância do papel desempenhado há mais de 50 anos por estes profissionais na valorização e utilização racional dos recursos florestais e naturais dos Açores.