António Ventura anuncia criação de um piquete de intervenção operacional na ilha Terceira a partir de 2023
02/09/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou na quarta-feira, na Praia da Vitória, que a ilha Terceira vai passar a ter, a partir do próximo ano, um piquete de intervenção operacional que vai permitir um serviço de atendimento permanente 24 horas por dia, 365 dias no ano.

“Esta é uma medida de forte impacto para os agricultores açorianos, uma vez que os serviços apresentados compreendem reparações e manutenções de sistemas de abastecimento de água agrícola, serviço de contratação de empresas de eletrificação e serviço de contratação de empresas de construção civil para reparação de caminhos agrícolas que vão ser um motivo de alavancagem para uma agricultura moderna e diversificada”, frisou António Ventura.

A iniciativa, que já existe em São Miguel desde 2021, e que, de acordo com o responsável pela agricultura nos Açores, demonstrou ser “um exemplo com sucesso”, tem o objetivo de promover um serviço de proximidade e rapidez na resolução de avarias nas infraestruturas agrícolas.

“É importante reconhecer a importância de um setor que tem atividade contínua e ininterrupta”, destacou o governante, utilizando o exemplo recente da pandemia, onde quase todos os outros setores pararam a sua atividade e os agricultores continuaram a trabalhar.

“A IROA, SA pretende dar um apoio especializado e célere aquando das avarias e situações de intempéries que assolam e prejudicam a normal atividade do setor agrícola”, acrescentou o Secretário Regional, destacando esta “importante medida de prevenção e a política de proximidade na resolução de problemas como a melhor forma de encarar a missão que a empresa açoriana tem vindo a desempenhar no apoio à agricultura açoriana”.

O governante falava à margem de um conjunto de visitas efetuadas hoje relativas à regularização de caminhos degradados devido ao mau tempo, mas também a projetos no âmbito da pavimentação em betão de caminhos de água e de eletrificação, da responsabilidade da IROA, SA.

António Ventura avançou ainda que, atualmente, o Executivo conta com um investimento de cerca de cinco milhões de euros que correspondem a 45 projetos candidatados a fundos comunitários na Região Autónoma dos Açores, “o que representa um esforço para as acessibilidades no âmbito da agricultura, da eletrificação e no abastecimento de água”.

Voltar