Ações de sensibilização para a adoção animal têm início em setembro, anuncia António Ventura
04/07/2023

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou hoje, na Horta, que as ações de sensibilização para a adoção animal, que visam promover a adoção de animais companhia de forma consciente e informada, terão início no mês de setembro, nas ilhas do Faial, São Miguel e Terceira.

António Ventura, que falava à margem de uma visita à Associação Faialense dos Amigos dos Animais(AFAMA), onde assinou um protocolo para a atribuição de um apoio de €5.905,00, adiantou que esta medida surge na sequência da alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 12/2016/A, de 8 de julho, que estabelece as medidas de controlo da população de animais de companhia ou errantes.

Segundo o responsável pela pasta da Agricultura, estas ações pretendem “sensibilizar para a prática da adoção de animais de companhia de forma responsável”, abrangendo temas como as motivações para a adoção de um animal; os benefícios de um animal de companhia para a família (infância e velhice); preparação da família e programação do espaço; esterilização e identificação animal; vacinação obrigatória e polivalente; a interpretação do comportamento animal e coabitação com outros animais, assim como soluções para os animais em caso de férias.

“Estas ações de sensibilização, destinadas a potenciais adotantes de animais, visam refletir sobre o impacto da adoção de um animal de companhia na família, assim como contribuir para a escolha do animal (espécie) mais adequado a cada contexto e/ou família”, disse António Ventura.

Para além disso, acrescentou, “têm o objetivo de informar sobre as obrigações legais inerentes; familiarizar o adotante com o comportamento animal e as suas necessidades e alertar para a as condições existentes, para o número de animais detidos, para o cumprimento da legislação, assim como para Síndrome de Noé”.

As ações de sensibilização vão ser em regime presencial, com a duração de três horas, estando prevista para 16 de setembro na ilha do Faial, 23 de setembro em São Miguel e a 30 de setembro na Terceira.

Para além da formação para o público em geral, o plano de ações para o bem-estar animal e responsabilização social também dará lugar a ações desenvolvidas nas escolas, destinada aos mais jovens.

“Estamos, desta forma, a contribuir para promover a adoção de animais companhia de forma consciente e informada, cumprindo com aqueles que foram os nossos compromissos no programa do Governo, de não descurar o bem-estar animal”, frisou o governante.

No âmbito da alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 12/2016/A, de 8 de julho, que estabelece as medidas de controlo da população de animais de companhia ou errantes, o apoio hoje concedido à AFAMA é atribuído como contrapartida tida pela esterilização de animais de companhia que se encontrem à sua guarda, bem como pela organização de campanhas massivas de esterilização, identificação e registo de animais de companhia.

Voltar