Biografia

Emiliana Leonilde Diniz Gil Soares da Silva Diretora Regional do Desenvolvimento Rural
Data de Nascimento: 19/01/1964
Habilitações Literárias:

Mestre em Economia e Sociologia Agrária pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Agronomia), Portugal.

Doutorada   em   Economia   Agroalimentar   pela   Universidade   de   Córdova, Espanha.

Agregada em Economia Agrária, pela Universidade dos Açores, Portugal.

Experiência Profissional:

Professora  do  Ensino  Superior,  no  Instituto  Politécnico  de  Castelo  Branco (Escola  Superior  Agrária)  e  na  Universidade  dos  Açores  (Departamentos  de Ciências   Agrárias   e   de   Economia   e   Gestão),   onde   lecionou   cursos   de especialização  tecnológica,  licenciatura  e  mestrado,  nas  áreas  de  economia  e gestão agrícola, bem como participou em provas académicas, como orientadora e arguente.

Lecionou cursos de licenciatura e mestrado em várias Universidades Europeias e Norte-Americanas, nas áreas de economia e gestão agrícola.

Perita em políticas europeias do Ministério da Agricultura e do Mar e do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento de Território.

Participou  em  vários  projetos  regionais,  nacionais,  europeus  e  internacionais, nas áreas de economia e gestão agrícola e outras áreas afins.

Pertence ao centro de investigação do Centro de Estudos de Economia Aplicada da Universidade dos Açores e pertenceu ao Centro de Estudo Transdisciplinares para o Desenvolvimento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Foi  árbitro  de  revistas  científicas  de  mais  de  cinquenta  artigos  científicos  em revistas nacionais, mas principalmente internacionais, nas áreas de economia, gestão e outras áreas afins.

Publicou cerca de cento e trinta trabalhos: livros, capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais, artigos em atas de congressos nacionais e internacionais, workpaper e outras publicações, nas áreas de economia e gestão agrícola.

Pertenceu a várias comissões científicas de congresso, foi convenor, discussant, topic editor e oradora convidada em congressos nacionais e internacionais.

Organizou  vários  eventos,  congressos,  workshops  e  sessões  de  eventos científicos.

Pertenceu a órgãos de gestão universitária da Universidade dos Açores.

Recebeu  prémios,  menções  honrosas  e  louvores  pela  atividade  académica  e científica.

Membro da Ordem dos Engenheiros e da Associação Portuguesa de Economia Agrária.