A Secretaria Regional da Agricultura e da Alimentação, através dos Serviços de Desenvolvimento Agrário, disponibiliza em todas as ilhas um calendário de formação agrícola para 2025.
“Os conhecimentos promovem e fortalecem o conhecimento nas práticas agrícolas das diversas áreas. Há uma ampla gama de formações disponíveis pelos Serviços de Desenvolvimento Agrário dos Açores, que potenciam a adoção de melhores práticas agrícolas, maior gestão dos recursos existentes, maximização da produtividade e sustentabilidade. A formação profissional, sendo bem aplicada, tem o poder de impulsionar o setor para um futuro mais sustentável e produtivo”, sublinha o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura.
E prossegue: “do Corvo a Santa Maria, é de enaltecer todo o trabalho desenvolvido pelos Serviços de Desenvolvimento Agrários da Região. Há que manter o compromisso e continuar a apoiar todas as iniciativas propostas e disponíveis aos produtores agrícolas, para que no terreno possam implementar os conhecimentos e competências adquiridas”.
Esta é uma formação profissional articulada com a Federação Agrícola dos Açores, possibilitando uma maior adequação da literacia às necessidades do setor agroprodutivo.
Os Serviços de Desenvolvimento Agrário dos Açores irão promover 106 ações de formação em 2025, englobando diferentes áreas da agricultura, num somatório de 2.201 horas.
Serão disponibilizadas ações de formação como a Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, a Iniciação à Apicultura, o Controlo Integrado de Roedores, a Orientação para a Gestão da Exploração Agrícola, o Modo de Produção Biológico, Pastagens Forragens e Utilização Sustentável do Solo, a Criação de Rainhas em Apicultura, Fruteiras Subtropicais, Utilização Sustentável dos Solos Agrícolas, Iniciação à Produção de Hortícolas, Plantas Aromáticas e Medicinais, Podologia, Cultura dos Citrinos, Enxertia da Vinha, Poda da Vinha, Instalação e Produção de Café e Cultura da Bananeira, entre outras ações.