Os Açores são a imagem de natureza e interação perfeita entre a ação humana e o ambiente. São, também, um exemplo na criação de bovinos de forma natural e respeitadora dos mais elevados preceitos de bem-estar animal.
A excelência dos produtos lácteos e cárnicos oriundos dos bovinos criados nas ricas e férteis pastagens açorianas, têm por alicerce o respeito pela liberdade e excelência zootécnica que caracterizam a criação destes animais nestas ilhas atlânticas, desde sempre.
O Bem-estar Animal e o respeito pelos ciclos naturais da vida dos animais são uma das principais características do “bem fazer” dos agricultores açorianos na persecução da rentabilidade e excelência produtiva das suas explorações.
As preocupações atuais da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, no que concerne ao Bem-estar Animal, não são mais do que uma valorização de práticas e maneios que sempre pautaram a forma como se criam e se mantém bovinos nos Açores.
Nesse sentido, a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através da Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação, conseguiu a validação da adaptação do protocolo “Welfair Quality®” à realidade açoriana, por parte da entidade detentora do selo, o “Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar – IRTA”, reconhecida internacionalmente como sinónimo de excelência.
A adaptação deste protocolo permite a todas as explorações da Região Autónoma dos Açores, que possuem sistemas extensivos de produção, a certificação dos produtos destas explorações agrícolas, com o selo “Welfair Quality®”. Esta é uma estratégia de valorização internacional da excelência dos produtos desta região, que se converterá em maior sucesso económico para as nossas explorações bovinas.