A terceira edição do Açores Bio “Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores” continua a promover ações de valorização da produção biológica, chegando agora à ilha de São Miguel, com a organização de uma ação designada de “Conversas Bio-Lógicas”.
A ação terá lugar no dia 13 de setembro, pelas 14H30, na Quinta de São Gonçalo, no Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel e vai contar com uma palestra designada de “Produtos Biológicos, tendências de consumo”, instruída por Raquel Vargas da BioKairós, onde serão abordadas as cada vez maiores tendências de consumo de produtos biológicos.
Segue-se uma apresentação por parte de Helena Alves, da “Terra Insular”, subordinada ao tema “Milho Açoriano de Água Retorta”, numa abordagem com uma vertente turística, seguindo-se a apresentação dos resultados do ensaio efetuado pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel com a batata biológica no campo de observação, por Catarina Durão. O programa termina com um momento de degustação.
Tal como em todas as ações do Açores Bio, a participação é gratuita, mediante inscrição prévia para [email protected].
Recorde-se que o Açores Bio é uma organização da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através dos Serviços de Desenvolvimento Agrário das várias ilhas e com a colaboração de parceiros locais e/ou regionais em cada uma das ilhas, onde se destacam a Federação Agrícola dos Açores, a Trybio, a Bioazórica e a BioKairós.
O projeto visa dar continuidade às iniciativas de sensibilização, divulgação e capacitação para o modo de produção biológico, que vêm sendo promovidas desde a primeira edição, com a apresentação e promoção dos produtores e produtos biológicos dos Açores.
O Fórum irá percorrer novamente em todo o arquipélago, mantendo os propósitos de incentivar a autonomia alimentar da Região, a economia circular, a bio economia e os circuitos curtos de comercialização, bem como contribuir para a mitigação dos impactos dos grandes desafios globais, como as alterações climáticas e as crises sanitárias.
Mais informações sobre estas iniciativas podem ser adquiridas junto dos respetivos Serviços de Desenvolvimento Agrário ou através dos canais do Forumbioazores nas redes sociais.