A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural apoia, de forma excecional, as empresas, cooperativas, produtores e produtores engarrafadores de vinho que foram objeto de certificação pela CVR Açores, com Denominação de Origem (DO) ou Indicação Geográfica (IG), com o intuito de ajudar o setor vitivinícola a mitigar os impactos causados pela pandemia da covid-19, aumentando a liquidez e revitalizando o setor.
Desses apoios, destaca-se a ajuda à armazenagem de vinhos certificados, com o objetivo de compensar o impacto negativo sobre o escoamento de vinhos, resultante da situação de crise ocasionada pela pandemia neste setor.
Esta ajuda incide sobre a quantidade de vinho certificado pela CVR Açores como DO ou IG, para todas as colheitas até ao ano de 2019 para vinhos de mesa a granel e engarrafados, bem como vinhos licorosos engarrafados.
Foram apoiados no âmbito desta ajuda nove beneficiários, tendo sido candidatados e considerados elegíveis para apoio 745.934,50 litros de vinhos de mesa certificados DO e IG e já atribuído um montante global de apoio de 313 mil euros, correspondente à armazenagem dos vinhos em apreço até ao final do passado mês de outubro.
Destaca-se também a ajuda à comercialização de vinhos de mesa certificados, com o objetivo de mitigar as perturbações nas cadeias de abastecimento, assim como no turismo e na restauração, entre outros, decorrentes da situação de pandemia e que afetaram o consumo de vinhos, contribuindo para a existência de excedentes no mercado.
Esta ajuda incide sobre a quantidade de vinho de mesa certificado pela CVR Açores como DO ou IG, até à colheita de 2019, inclusive, e é atribuída mediante a apresentação da declaração de produção e documentos que, inequivocamente, comprovem a venda de garrafas de vinhos de mesa certificados.
Foram apoiados no âmbito desta ajuda oito beneficiários, tendo já sido apoiada a comercialização de 96.697 garrafas de vinho de mesa certificado DO e de 201.578 garrafas de vinho de mesa certificado IG, e atribuído um montante global de apoio de 318 mil euros.
Os apoios em questão são referentes ao período entre julho de 2020 e 31 de dezembro de 2021.
Para o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, o Governo Regional está assim “a considerar a vitivinicultura como um ramo da agricultura com perspetiva e objetividade na política de desenvolvimento rural dos Açores, desde logo, no apoio financeiro à armazenagem e à comercialização como medida para mitigação dos efeitos negativos da pandemia ao nível do mercado”.
António Ventura reforçou ainda que “a vitivinicultura continua, deste modo, a merecer a atenção do Governo Regional como elemento ativo para a recuperação económica dos Açores, numa perspetiva de otimismo sobre o futuro para a criação de emprego, fixação de jovens e para a diversificação base das oportunidades económicas”.