POSEI

POSEI AÇORES

O Subprograma POSEI para a Região Autónoma dos Açores, do Programa Global de Portugal, foi apresentado ao abrigo do Regulamento (CE) n.º 247/2006, do Conselho, de 30 de janeiro, tendo sido aprovado pela Decisão de 04/IV/2007, da Comissão Europeia, sendo comparticipado pelo Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA).

O Programa pretende contribuir para o desenvolvimento de uma agricultura de qualidade e sustentável, que assegure a viabilidade a longo prazo das duas maiores riquezas do arquipélago: as comunidades rurais e o património natural.

A estratégia para o futuro assenta em 3 orientações essenciais:

  1. Estabilização do regime extensivo da produção pecuária, com a consequente estabilização da produção leiteira aos níveis das potencialidades produtivas deste sistema de produção e dos limites de produção disponíveis, bem como da produção de carne e dos rendimentos dos agricultores;
  2. Criação de um novo impulso no setor das culturas vegetais tradicionais, criando condições para o seu desenvolvimento e tornando-as uma alternativa e um complemento credível ao rendimento proveniente da produção pecuária nomeadamente a vinha, o chá e frutas, legumes, plantas e flores.
  3. Redução dos custos de produção das explorações açorianas.